Menu topo

terça-feira, 8 de março de 2016

8 de março - Dia Internacional da Mulher

  Hoje, 8 de março, nós comemoramos o Dia Internacional da Mulher mas nem sempre foi assim... 


  Muitas mulheres tiveram que ir a luta, fazer manifestações e até morrer para que este dia fosse oficialmente reconhecido. Só que elas não buscavam um dia no calendário dedicado a nós mulheres, elas lutavam por melhores condições de vida, direito a voto e participação política, enfim, lutavam por direitos iguais.


  Porém, o dia 8 de março está associado a morte de trabalhadoras de uma fábrica têxtil de Nova York que ocorreu no ano de 1911. As operárias trabalhavam trancadas (os patrões tinham medo que elas pudessem roubar alguma coisa) em uma fábrica que não respeitava os princípios básicos de segurança. Quando o incêndio começou as trabalhadoras tentaram sair pelas duas saídas de emergência, uma estava trancada. O incêndio se alastrou rapidamente e a água que os bombeiros direcionavam com a mangueira não tinha pressão suficiente para chegar ao local. Consequentemente mais de 100 mulheres morreram nesse episódio. 


  Somente no ano de 1945 a ONU (Organização das Nações Unidas) assinou o primeiro acordo internacional que afirma princípios de igualdade entre homens e mulheres. 


  E mesmo com tudo isso, tantas lutas, tantas mortes, ainda não conquistamos plenamente a igualdade entre homens e mulheres. Existem sim homens que são mais beneficiados que mulheres no mercado profissional só pelo fato de serem homens. Não queremos viver em um mundo machista. Se lutamos por direitos iguais não significa que queremos sair levantando peso por aí e nem que não gostamos de ser tratadas com delicadeza. Lutamos por direitos iguais porque muita gente ainda precisa entender que mulheres têm tanta capacidade e competência quanto homens. E esse gênero feminino não é critério de avaliação. 


  A data de hoje é para nos lembrar que, apesar de já termos conquistado muita coisa, ainda há muito a ser conquistado. Quando o mundo for realmente um lugar igualitário quem sabe esse 8 de março possa se tornar apenas uma lembrança de que os dias de luta já passaram e não iremos mais precisar comemorar um Dia Internacional da Mulher pois todos os dias serão 8 de março.


Débora

2 comentários:

  1. Não conhecia essa história da fábrica =O.
    Tomara que um dia o 8 de março seja todos os dias mesmo \o/
    Não é por cor, ou sexo, que a pessoa é menos capacitada que outra. Todos tem direito as mesmas oportunidades.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você pôde conhecer a história por aqui. ^^ Verdade! Que todos possam ter as mesmas oportunidades!

    ResponderExcluir

Fico feliz em receber o seu recadinho, ele será respondido com muito carinho! ♥