Começo esta postagem dizendo que tive várias surpresas ao ler O berço do herói, obra escrita por Dias Gomes.
Minha primeira surpresa foi descobrir que na realidade se trata de uma peça teatral. A segunda eram as canções ao longo dos atos. A terceira era que Asa Branca, cidade onde se passa a narrativa, era uma cidade turística. Melhor parar por aqui. Não quero estragar as suas surpresas caso você venha a ler O berço do herói. O que ainda posso acrescentar é que de surpresa em surpresa fui me surpreendendo até mesmo ao chegar no final da leitura.
O berço do herói é um livro curto. A leitura é rápida e muito divertida. Também é marcada por críticas, mas sempre de uma maneira suave e com um ar de comédia.
A narrativa se passa em Asa Branca, uma cidade do interior da Bahia de onde saiu um herói brasileiro que lutou na guerra e morreu defendendo o país. Eis que por causa desse herói brasileiro Asa Branca se tornou uma cidade turística e foi crescendo, se desenvolvendo com direito aos benefícios e os malefícios que uma cidade que vai crescendo pode ter. Tinha até um monumento na praça dedicado a esse herói brasileiro. E agora é melhor eu parar por aqui. Vou deixar abaixo a fala de uma das personagens que eu particularmente considerei muito cômica:
"Se a gente vive do pecado e o pecado é obra de Satanás, a gente se aproveita dele pra ajudar o povo de Deus e o Diabo é passado pra trás."
Como disse antes, é uma leitura muito divertida mas não vou falar mais para não estragar sua experiência na leitura. Caso já tenha lido vou adorar comentar sobre o livro com você nos comentários deste post.
Ah! Se o nome te lembrou alguma coisa. É que a obra inspirou a novela Roque Santeiro.
Débora
Muito legal e a novela foi demais! beijos, linda semana, chica
ResponderExcluirDepois de ler o livro fiquei morrendo de vontade de ver a novela. Deve ter sido ótima.
ExcluirMuito obrigada! Ótima semana, Chica.
Que dica legal, Débora.
ResponderExcluirBeijo, beijo
Que bom que gostou. =)
Excluir