Menu topo

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Capitães da Areia - Jorge Amado


    Acredito que a maioria das pessoas conhece primeiro o livro para depois conhecer o filme. Comigo é diferente. Normalmente eu conheço o filme primeiro e a partir dele descubro que tem o livro. E foi isso o que aconteceu com Capitães da Areia. Livro de 1937 que trata de assuntos que ainda parecem tão presentes e tão atuais.



    Capitães da Areia conta a história de meninos em situação de rua. Estes meninos, que se autodenominam Capitães da Areia, moram em um velho trapiche abandonado, sobrevivendo de furtos pela cidade. São crianças sem mãe e sem pai vivendo à margem da sociedade.



    Cada personagem apresentado no livro tem suas próprias peculiaridades. E são descritos de uma maneira tão real, tão profunda que é como se realmente tivessem existido. Um dos que mais me comoveu foi sem dúvidas o Sem-Pernas. 



    O livro mexe muito com as sensações e sentimentos ao tratar desses meninos homens que conhecem muito da vida mas não sabem o que é um carinho. A gente se envolve com os personagens. Por vezes, dá vontade de estar junto deles e trazer algum tipo de conforto para a miséria de suas vidas. Em outros momentos, a gente se sente também um deles, vivendo a liberdade da vida. 



    O livro de Jorge Amado é uma verdadeira crítica a situação de rua das crianças abandonadas. Foi a maneira que ele encontrou para mostrar que era/é preciso fazer algo a respeito deste cenário. Inclusive, chamou minha atenção durante a leitura o fato de que os Capitães da Areia muitas vezes não se sentiam merecedores de uma vida melhor, apesar de desejarem isso. Quando surgia uma oportunidade de mudar de vida eles a encaravam com descrença. Provavelmente pelos muitos nãos que recebiam da vida.



    Eu achei a leitura incrível! É um livro que sensibiliza o nosso olhar a respeito de certos problemas sociais. Problemas que não existem apenas em Salvador, ou na Bahia. Estão presentes em tantas cidades deste nosso Brasil.



    O filme também é muito bom. Com uma trilha sonora linda e bem marcante. Aperte o play e assista ao trailer.




    E você, já leu Capitães da Areia?


Débora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz em receber o seu recadinho, ele será respondido com muito carinho! ♥