Menu topo

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Angus: o primeiro guerreiro - Orlando Paes Filho


  Desde que meu irmão ganhou este livro da minha mãe eu sinto vontade de lê-lo (e isso já faz muito tempo). Até comecei a ler na época mas acabei não dando continuidade. Então os anos foram passando, passando... e somente agora em 2016 que resolvi parar para ler Angus.


  Angus: o primeiro guerreiro foi escrito pelo brasileiro Orlando Paes Filho e é o primeiro livro de uma série que mostra a trajetória dos guerreiros descendentes do clã dos MacLachlan.

  O livro começa com a narrativa de Briggid MacLachlan relembrando seus tempos de juventude: quando sua aldeia foi invadida por nórdicos e seu primeiro contato com Seawulf, Sangue de Gelo.


"É muito fácil para nós, velhos, sair desta realidade e nos embrenhar num mundo particular que só nós conhecemos: o mundo das nossas próprias histórias."



  Angus é fruto da união de Briggid MacLachlan e Seawulf, Sangue de Gelo. Seu sangue é metade escoto, metade nórdico. E ele vive na ilha de sua mãe com seus pais até os 16 anos quando os guerreiros nórdicos são convocados para uma expedição de guerra liderada por Ivar, sem-Ossos.


  Nesse ponto a narrativa do livro passa a ser feita por Angus. Acompanhamos um Angus ainda jovem partindo muito animado para uma guerra que ele não consegue entender direito. Só que, conforme o tempo vai passando, toda a animação de Angus com a guerra vai diminuindo. Ele vê bem de perto a crueldade do ser humano simplesmente pelo prazer de ser cruel e dominador. 



  Ivar, sem-Ossos possui uma sede insaciável pelo poder e ele faz muitas coisas que entram em conflito com aquilo que Seawulf acradita. A discordância entre esses dois guerreiros acaba provocando a morte do pai de Angus. E é nesse ponto da história que a vida de Angus toma outro rumo. Ele recebe uma espécie de missão divina e passa a lutar não mais a favor de Ivar e sim contra ele.



  E nesse novo caminho que vai trilhar em sua vida ele vai conhecer algumas pessoas que são fundamentais para o seu crescimento como guerreiro e como pessoa. Tudo é uma grande preparação para a batalha final e a futura fundação do clã dos MacLachlan.



  A história de Angus: o primeiro guerreiro está ambientada no século IX e se passa na Grã-Bretanha. Nós conseguimos perceber bem o amadurecimento do personagem. Todos os caminhos por onde ele passa em sua jornada são mostrados em mapas na parte final do livro. Há também uma sequência cronológica dos acontecimentos (achei isso bem interessante).



  Este livro pode até parecer gigante mas na verdade está cheio de ilustrações belíssimas que representam algumas cenas do livro. Mas já vou avisando que os guerreiros são super musculosos, viu?! (hahaha)



  Achei interessante o fato do autor misturar ficção com realidade. Alguns dos personagens e acontecimentos realmente existiram. Também gostei muito do cuidado ao colocar símbolos em cada capítulo que representam algo que será abordado naquela parte do livro.



  De modo geral a leitura do livro é bastante fluida. A personalidade de personagens como Angus e Seawulf (além de outros personagens) é construída baseada em questões morais. 



  O que eu não gostei da leitura foi a questão de Angus receber uma missão divina e também algumas partes relacionadas ao cristianismo. Isso acabou me incomodando um pouco mas talvez o mesmo não aconteça com você. Também achei que as batalhas finais foram descritas de forma muito rápida, acho que o autor poderia ter detalhado mais.



  Apesar de ter me incomodado com algumas partes do livro, Angus: o primeiro guerreiro é um livro muito interessante, foi feito baseado em pesquisas históricas e nos apresenta um pouco mais sobre a cultura nórdica. Achei Orlando Paes Filho muito ousado nesse sentido pois ele escreveu com detalhes sobre algo que está longe da nossa cultura.



  Há outros livros da série mas eu fiquei interessada mesmo em ler Sangue de Gelo pois acredito que traga mais informações sobre a cultura nórdica. 



  Informações sobre o livro
Título: Angus: livro um: o primeiro guerreiro
ISBN: 85-89189-08-2
Autor: Orlando Paes Filho
Editora: Arxjovem


  Boa leitura!
  Beijinhos 

Débora

59 comentários:

  1. Amei sua resenha super completa, não sou tão fã de livros assim, porém fiquei super curiosa para conhecer esse! ❤


    Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Kaila. ^^ Estou feliz por ter conseguido te deixar curiosa. =D
      Beijinhos ♥

      Excluir
  2. Não sou fã de livros assim, mas gostei do seu post sobre ele, e o livro tem ilustrações bem interessantes.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz por você ter gostado da postagem. ^^ As ilustrações desse livro são belíssimas. =)
      Beijinhos ♥

      Excluir
  3. Oi Débora,
    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa dele, ainda mais com essas lindas ilustrações.
    Dica anotada.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz por você ter gostado dessa dica de leitura, Jéssica. =D
      Beijinhos ♥

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar sobre o livro, Dé! Mesmo com alguns incômodos acho que vale a pena ler, né? Parece ser um bom livro!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que vale a pena ser lido, Sté. =) Acredito que toda leitura (ou quase toda leitura) é válida, acho que sempre podemos tirar algo bom de alguma coisa. E Angus é um livro muito interessante. =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  5. Oi Débora! O livro aprece super interessante mesmo, mas provavelmente eu também me incomodaria quanto às questões que abordavam o cristianismo. Adoro livros mais antiguinhos assim, pois a narrativa é bem diferente e costuma ser mais elaborada do que a das historias escritas recentemente.

    Gostei muito do seu blog, vi que fala de livros e filmes, coisas que eu amo! Vim retornando ao comentário que deixou no meu blog. Adorei conhecer seu espaço!

    Muitos beijinhos!
    http://barbaradoblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem interessante, Bárbara. Até pelo que aborda, o autor foi mesmo muito ousado ao escrever um livro assim. =]
      Estou muito feliz com a sua visita e por você ter gostado do blog. ^^
      Beijinhos ♥

      Excluir
  6. Que legal Débora!
    Amei a resenha, gostaria muito de ter este livro...(ahshahs)
    Seu post é ótimo! Parabéns com o blog.
    Xoxo, Mari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, Mariana. E também das pequenas transformações do blog. (hehehe) ^^
      Muito obrigada pelo carinho! =)
      Beijinhos ♥

      Excluir
  7. Olá, Débora.
    Eu não tinha visto esse livro ainda. Pelas fotos que você tirou achei a edição muito bonita. E a história é interessante. Só não gostei desse negócio de misturar religião e também de ser série, mas vou procurar para ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou interessada no livro. =) A edição é mesmo bonita, foi feita de uma forma bem caprichada. ^^
      Também não gostei muito dessa questão religiosa mas foi o que o autor quis passar e, mesmo assim, a leitura não deixa de ser interessante. =)
      Beijinhos ♥

      Excluir
  8. Oi, Débora!
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro mas fiquei impressionada com a riqueza de detalhes da edição, com muitas imagens, toda colorida e cheia de extras.
    Eu valorizo muito quando a história é complementada por coisas assim que acrescentam e tornam a leitura mais prazerosa.

    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da edição, Fêh. Nossa, também gosto muito quando é assim toda trabalhada. Acrescentam bastante na história e nos ajudam a mergulhar ainda mais na leitura. =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  9. Que livro incrível! Gosto bastante dessa temática nórdica então fiquei bem curiosa :)
    Abraço! :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! ^^ Caso leia não esqueça de me contar o que achou. =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  10. Que resenha mais maravilhosa!!
    Essa parte que você não gostou de envolver as crenças e tal acho que também me incomodaria um pouco, mas mesmo assim, parece ótimo!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carol! ^^ É um bom livro. =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  11. parece ser bem boa a história! o livro é lindo! :D

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história bem interessante, Luana. ^^ O livro é rico em detalhes e esta edição foi feita de uma maneira bem caprichada. =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  12. Nossa Débora, uma verdadeira saga, né? E o livro é super bonito também, as ilustrações parecem ser super caprichadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Camila. ^^ O livro é lindo. Foi feito com muito capricho e muitos detalhes. =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  13. Confesso que não sou muito de ler mas e sempre bom conhecer novos livros
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. Também gosto muito de conhecer novas obras literárias apesar de ler bem devagar. (hehehe)
      Eu é que agradeço a visita, Sofia. ^^
      Beijinhos ♥

      Excluir
  14. Nossa gostei mto da resenha, ela me lembrou muito a historia de Uthred, descrita nas croxinas saxonicas de Bernard Cornwell.

    Beijos.

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/2016/11/aviso-de-ferias.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz por você ter gostado, Tamirys. ^^ Não conheço Uthred mas vou procurar, quem sabe não acaba se tornando a minha próxima leitura, né?! =D
      Beijinhos ♥

      Excluir
  15. Que livro bem documentado!
    Adorei essa linha do tempo!!!
    O legal é que ele parece um livro infantil, mas é bem "robusto", né? E todos esses mapas e talz dá quase pra acreditar que é de verdade, kkk!

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Andréia. ^^ A linha do tempo e os mapas acrescentam muito na leitura. E como o livro mistura ficção com realidade em alguns momentos da leitura fica aquela dúvida se aquilo realmente ocorreu ou se é ficção. (hahahaha) =D
      Até parece infantil pela quantidade de ilustrações mas não é, algumas cenas são mesmo bem chocantes.
      Beijinhos ♥

      Excluir
  16. OOOOOI

    incrível como tem momento pra tudo na vida, até pra ler um livro. Já passei demais por isso de começar a ler algo, desistir e retomar tempos depois AMANDO a história que antes tinha achado um saco.

    Achei as ilustrações desse livro muito ricas e a diagramação bem legal!

    beijio
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Acho que tudo tem um momento certo para acontecer. Até mesmo a leitura de um livro. ^^ (hehehe)
      As ilustrações são muito ricas, cheias de detalhes. Que bom que gostou. =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  17. Oi Débora!
    Eu lembro que quando esse livro foi lançado também fiquei com vontade de ler, mas no final não comprei e a vontade acabou passando. Gostei da sua resenha e das fotos, parece ser um livro bem legal!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem interessante, Sora. ^^ Estou muito feliz por você ter gostado da resenha e das fotos. ^^ Obrigada pelo carinho!
      Beijinhos ♥

      Excluir
  18. MEU DEUS EU FIQUEI LOUCA COM ESSE LIVRO AAAAAAAAAAAAAAAAA <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (hahahaha) Que bom! Caso leia não esqueça de me contar o que achou. ^^
      Beijinhos ♥

      Excluir
  19. Bem legal, ainda não tinha ouvido falar desse livro, gostei muito da resenha ♥

    Beijosss
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma amiga que é super fã desse gênero literário, irei até indicar sua resenha pra ela. Já eu tenho até vontade de mergulhar mais no universo fantasia, li poucos livros e sinto vontade de ampliar mais a minha lista =)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Pri! ^^ Muito obrigada! =) Eu gosto muito de livros de fantasia mas nem li tantos do gênero pois sempre procuro mudar o tipo de leitura quando parto para uma nova aventura literária. ^^
      Beijinhos ♥

      Excluir
  21. Oiii, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas gostei de conhecer =D Essa edição parece linda, com essas imagens todas e a história parece muito bacana mesmo <3
    Adorei as fotos!
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim. ^^
      Que bom que gostou do livro e das fotos. =] É uma história bem interessante e este livro foi feito com muitos detalhes e muito capricho. =D Caso leia não esqueça de me contar o que achou. ^^
      Beijinhos ♥

      Excluir
  22. Menina o autor é formado em história se n me engano né?
    Pq pqp é muit bem escrito e estruturado, eu já tive a oportunidade de ler esta obra, emprestada de minha colega.
    E as ilustrações Tudo perfeito. Super recomendo a leitura.
    www.eucriomoda.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer se ele é formado em história mas sei que ele fez uma pesquisa e tanto para escrever este livro e os outros da série. =]
      Que legal encontrar outra pessoa que já leu Angus. *.* É uma obra bem interessante, né?! Tudo feito com muito cuidado e muito capricho. =D
      Beijinhos ♥

      Excluir
  23. Nossa, nunca tinha ouvido falar, mas achei muito interessante mesmo <3 Fiquei curiosa pra dar uma olhada nele pessoalmente, adoro essa mistura histórica, com mapas e pseudoficção hehe


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Thayse. ^^ Também gosto muito dessa mistura e admiro ainda mais este livro por isso pois o autor foi muito ousado ao falar com tantos detalhes de uma cultura distante da nossa realidade. Ele fez uma pesquisa e tanto para elaborar este livro.
      Beijinhos ♥

      Excluir
  24. Livro muito interessante. Achei bacana ele ter ilustrações, isso aumenta a interatividade enquanto lê a história.
    Beijo,www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  25. Fiquei bem curiosa com a leitura. A premissa é bem interessante.
    Gostei da sua resenha =)

    Blog.
    Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ^^ É uma leitura bem interessante, vale a pena. =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  26. Não sou muito fã desse gênero, mas gosto da alusão ao cristianismo - não só por ser cristã, mas também - por achar interessante como a mente do autor desenvolve um acontecimento milenar.
    As ilustrações são lindas! <3

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, Isabella. Apesar de não ter gostando tanto das partes relacionadas ao cristianismo é interessante ver como o autor apresenta isto pois é algo que está diretamente relacionado com o modo de ver de alguns personagens.
      Beijinhos ♥

      Excluir
  27. Respostas
    1. Que bom! ^^ Caso leia não esqueça de me dizer o que achou. =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  28. Oiii Débora! Que livro mais diferente, quem vai adorar é o meu namorado hahah ele ama coisas relacionadas a cultura Nórdica! Achei muito interessante o fato do Autor mesclar o fatos com a ficção isso deixa a leitura muito mais instigante :D Amei a sua resenha *--*

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Hellen. ^^ Então você já tem uma dica de presente de natal para dar ao seu namorado. (hahaha) O autor foi bem ousado ao misturar ficção com realidade de uma cultura tão distante da nossa. Achei isso muito interessante e admirável. =)
      Muito obrigada pelo carinho! ^^
      Beijinhos ♥

      Excluir
  29. Que livro interessante, Débora! Não conhecia o autor e nem o livro e me parece que os fãs de fantasia vão simplesmente AMAR! :) Gostei muito que o livro é cheio de detalhes, imagens com significados e desenhos. Isso só enriquece a história!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Dani. =D É um livro bem rico em vários aspectos e cheio de detalhes, tudo muito interessante. ^^
      Muito obrigada pelo carinho! =]
      Beijinhos ♥

      Excluir
  30. Que bom que gostou, Gabi. ^^ Muito obrigada! =]
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir

Fico feliz em receber o seu recadinho, ele será respondido com muito carinho! ♥