Menu topo

sábado, 5 de abril de 2025

Catedral São Pedro de Alcântara - Petrópolis-RJ

    Aproveitei o tempo que tive na minha ida ao Rio de Janeiro para visitar a cidade de Petrópolis. Uma das primeiras paradas foi na Catedral São Pedro de Alcântara, projetada em estilo neogótico pelo engenheiro e arquiteto Francisco Caminhoá.


    É uma catedral muito bonita, por dentro e por fora. E, de certa forma, nem parece que estamos no Brasil devido ao estilo em que foi projetada.


    O interior da catedral é bastante amplo, com muitos arcos apontados. Os vitrais são belíssimos, mas não consegui tirar uma foto que mostrasse a beleza deles. 


    Ao entrar na catedral, do lado direito, está o Mausoléu Imperial, onde estão localizados os restos mortais da família imperial. 

    Assim como outras obras no Brasil, a Catedral São Pedro de Alcântara levou muitos anos para ser concluída. A construção iniciou em 1884 e só foi concluída em 1969. É um lugar interessante para se conhecer, desperta curiosidade e nos aproxima da história do Brasil. 


Débora

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Cartão Telefônico - Urubu Rei

    Diretamente de um passado muito distante, a foto de um cartão telefônico. Este cartão tinha crédito e podia ser usado nos orelhões para realizar ligações. Recebi em uma viagem que fiz com o meu irmão. Acho que nunca usei. Não sou o tipo de pessoa que gosta de fazer ligações.

    Os cartões telefônicos vinham com imagens variadas e algumas pessoas colecionavam os cartões após o uso. Guardei esse para colecionar também. Mas, no meu caso, foi o primeiro e o único da coleção (hehehe).

Urubu Rei

Sarchoramphus papa

Ave de grande importância para o meio ambiente, já que sua alimentação básica são os animais mortos. É o grande faxineiro da natureza e o mais belo dos carniceiros. Também caça. Vive em árvores altas e escarpas rochosas. Ameaçado de extinção.


    E agora também guardo, de certa forma, este cartão telefônico aqui no blog. Está aí para quem conheceu relembrar do tempo em que as comunicações telefônicas não eram tão simples. Ou para quem nunca viu, ter uma ideia de como eram.


Débora